Revelados os melhores edifícios do Reino Unido de 2016

O Instituto Real de Arquitetos Britânicos deu a conhecer a lista dos projetos finalistas ao Prémio Stirling RIBA 2016. A distinção, considerada a mais prestigiada do Reino Unido na área de design de edifícios, é atribuída anualmente a projetos que se distinguem pela originalidade, inovação e sustentabilidade.

O Prémio Stirling RIBA 2016 nasceu em 1996, tendo tido origem no seu predecessor, o Prémio de Melhor Edifício do Ano. Pretende dar destaque a projetistas e edifícios que contribuíram, de forma excecional, para a evolução da arquitetura.

Os seis finalistas de 2016 são o edifício da Escola Blavatnik de Governo, o Campus Riverside da Faculdade da Cidade de Glasgow a Galeria Newport Street, a Outhouse, o empreendimento Elephant and Castle de Trafalgar Place e a Biblioteca Weston.

A Escola Blavatnik de Governo foi projetada pelo gabinete Herzog & De Meuron, tendo sido construída na Universidade de Oxford. O edifício foi projetado com formas geométricas bem definidas tendo sido levado em conta o enquadramento histórico da icónica zona de Woodstock Road e Walton Street.

O Campus Riverside da Faculdade da Cidade de Glasgow foi dimensionado pelos ateliers Michael Laird e Reiach & Hall, tendo sido construído nas margens do Rio Clyde, na Escócia. O projeto é formado por um conjunto de edifício estudantis organizados em torno de um núcleo central ajardinado que promove a interação entre os diferentes departamentos e disciplinas académicas.

O projeto da Galeria Newport Street teve autoria do gabinete Caruso St John, tendo o dimensionamento estrutural ficado a cargo da Alan Baxter & Associates. Trata-se da reconversão de um conjunto de edifícios industriais, cujos espaços interiores foram unidos formando um vasto espaço interior capaz de receber exposições e eventos de qualquer dimensão.

A Outhouse é um belíssimo edifício residencial projetado pela Loyn & Co, inserido na Floresta de Dean, no Condado de Gloucestershire. Com 490 metros quadrados, a habitação foi concebida com a participação dos engenheiros da Vitec e arquitetos paisagistas da Morgan Henshaw.

O gabinete DRMM foi o responsável pelo projeto do empreendimento Elephant and Castle em Trafalgar Place, um complexo residencial de 16600 metros quadrados executado pela Lend Lease Construction. Inclui 235 apartamentos dos quais 25% são habitações de baixo custo.

Finalmente, o segundo projeto localizado na Universidade de Oxford, a Biblioteca Weston, foi classificada como um feito, sem precedentes, no que diz respeito à aplicação de técnicas construtivas dirigidas à conservação de obras literárias históricas e uma coleção raríssima de documentos. Projetada pelo gabinete Wilkinsoneyre, teve um custo de 50 milhões de libras, contando com uma área interior de quase 19 mil metros quadrados.

O grande vencedor do Prémio Stirling RIBA 2016 será conhecido no dia 6 de outubro, durante uma cerimónia promovida pelo Instituto Real de Arquitetos Britânicos.

 

Fonte: RIBA




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Revelados os melhores edifícios do Reino Unido de 2016

  1. Edifício do Ano 2016 escolhido em Londres | EngenhariaCivil.com

    […] de anunciados os projetos finalistas ao Prémio Stirling RIBA 2016, foi revelado, pela Venerável Companhia de Arquitetos Oficiais (WCCA), o Edifício do Ano da […]

Comentar

* Obrigatório