Metro Ligeiro de Superfície – Vantagens Operativas e Estratégicas

Metro ligeiro de superfície em Dresden

O Metro Ligeiro é caracterizado pela grande flexibilidade de traçado de linhas, de funcionalidade das redes, de instalação por etapas, de despesas e de nível de serviço. O Metro de Superfície aparece como solução mais versátil para diversas configurações urbanas e volumes de procura.

Em sistemas preparados para servir volumes de procura entre 6.000 e 20.000 passageiros por hora e sentido pode obter-se um nível de serviço próximo aos dos sistemas automáticos, caso se opte por uma elevada proporção de plataforma reservada. A sua facilidade de integração no tecido urbano, podendo inclusivamente penetrar em zonas comerciais, pedonais e de recreio, confere-lhe um carácter único com o sistema de transporte compatível com o resto das actividades da comunidade urbana.

 

Texto baseado no original de  Rute Castro Lopo Ramalho
Excerto Adaptado




Outros artigos interessantes:




4 Comentários a Metro Ligeiro de Superfície – Vantagens Operativas e Estratégicas

  1. makiato

    Excelente análise às questões de mobilidade urbana sustentável

  2. Nuno Andrade

    Em portugal estamos a mover-nos precisamente em sentido contrário. Veja-se o exemplo do metro de superfície de Coimbra! É escandaloso que se continue a investir na alta velocidade sem antes se resolverem os problemas graves de mobilidade nas cidades.

  3. Imagem do Dia: Construção da Ponte Rodoferroviária Portland–Milwaukie | EngenhariaCivil.com

    […] Portland–Milwaukie tem abertura prevista para 2015 e é parte da infraestrutura viária de metro ligeiro de superfície atualmente em construção na área metropolitana de Portland, EUA. Com um tabuleiro de 520 metros […]

  4. Imagem do Dia: Ponte Troja na República Checa | EngenhariaCivil.com

    […] 200 metros de comprimento, possui quatro vias de tráfego automóvel e duas linhas ferroviárias de metro ligeiro de superfície, permitindo também a circulação de peões e […]

Comentar

* Obrigatório