O Metro mais Profundo do Mundo
O sistema de metro mais profundo do mundo situa-se em São Petersburgo, na Rússia, integrando estações localizadas a 105 m abaixo da superfície. No entanto as recentes obras de ampliação, com recurso a gigantescas tuneladoras EPB aprofundam diariamente, cada vez mais, os túneis de metro.
A profundidade de implantação dos túneis está relacionada com o facto de o solo não possuir características geológicas sãs nos primeiros 50 m desde a superfície. A grande profundidade dos túneis explica-se também pelo facto de as estações de metro terem tido a função adicional de abrigos nucleares durante o período da guerra fria, estando muitas delas equipadas com ventiladores especiais, filtros e medidores de radiação.
A obra iniciou-se em 1941 e tem progredido de forma quase contínua com a construção sucessiva de novos trechos e estações, possuindo actualmente 62 estações separadas entre si por uma distância média de 2 km, incluindo 4 terminais à superfície. É um dos sistemas de metro mais complexos do mundo, servindo cerca de 3 milhões de passageiros diariamente.
As actuais obras de ampliação, cujo término se prevê para 2025 estão a utilizar modernas tuneladoras para aprofundar ainda mais os túneis, a profundidades superiores a 150 m.
Outros artigos interessantes:
6 Novembro, 2010
Gostei muito. Fotografias geniais!
6 Novembro, 2010
A profundidade de escavação acima de cem metros é realmente impressionante para um metropolitado
Parabéns ao autor pelo artigo
3 Agosto, 2011
O metro de Pyongyang tem 120m de profundidade. Impressionei-me ao ver um vídeo deste metrô e descobri isso acidentalmente.
Para conferir: http://pt.wikipedia.org/wiki/Metr%C3%B4_de_Pyongyang
9 Dezembro, 2011
Aqui tenho um vislumbre de como se escava um túnel ou que máquina utiliza? Tenho mais do que isso: informação completa.
25 Janeiro, 2017
[…] mais de 30 mil pontos de luz. A rede cicloviária tem ligação direta, em 12 localizações, com o sistema de metro ligeiro de superfície da metrópole […]