Modelação do Comportamento Diferido de Estruturas de Betão
O comportamento reológico do betão, ou seja, a variação das respectivas características de deformabilidade com o tempo, constitui um factor de grande importância na resposta das estruturas de betão. A sensibilidade da resposta estrutural ao comportamento reológico dos materiais constituintes aumenta, naturalmente, na presença de alguns factores agravantes, como são, designadamente, a existência de histórias de betonagem e de cargas complexas, a utilização de elementos estruturais de espessura reduzida (fenómenos de fluência e retracção ampliados, devido à importância da secagem em elementos pouco espessos) e a introdução de pré-esforço (fluência e relaxação crescentes devido aos elevados níveis de tensão instalados no betão comprimido e na armadura de pré-esforço).
A influência do comportamento reológico dos materiais tem uma importância acrescida na fase de serviço da estrutura, caracterizada por campos de deformação e de tensão apresentando valores reduzidos ou moderados.
Texto baseado no original de Rui Humberto Costa de Fernandes Póvoas
Outros artigos interessantes:
6 Julho, 2013
[…] Elementos Finitos Segundo o Abaqus. O curso pretende dar uma formação ao nível intermédio na modelação de estruturas usando o software de elementos finitos […]