O monstro de 580 toneladas que constrói pontes na China
Chama-se SLJ900/32 e é uma colossal máquina de lançamento de segmentos utilizada na construção de tabuleiros de pontes rodoviárias e ferroviárias de betão armado, através do método de lançamento incremental.
A SLJ900/32 tem um comprimento de cerca de 91 metros e uma largura que ultrapassa os 7 metros, tendo sido fabricada na China, país no qual é responsável pela construção ultrarrápida de algumas das maiores pontes e viadutos dos últimos anos.
Mas o mais impressionante deste monstro chinês de aço, concebido pela companhia Wowjoint Machinery de Pequim, é o seu peso. A SLJ900/32 pesa umas inacreditáveis 580 toneladas, suportadas por 64 pneus de elevada resistência.
Apesar das suas dimensões impressionantes, este equipamento de construção pesada é dotado de grande mobilidade, podendo deslocar-se entre obras com facilidade e transportar segmentos de tabuleiro por grandes distâncias.
A sua forma de funcionamento é bastante similar às máquinas correntes de lançamento de segmentos, no entanto tudo funciona a uma escala muito superior ao normal, o que possibilita a execução de pontes de grandes vãos.
Inicialmente a SLJ900/32 avança até à extremidade de cada segmento já instalado e a partir dai estende a sua porção posterior até alcançar o pilar mais próximo, depois efetua o transporte e posicionamento automático da nova secção pré-fabricada até à sua posição final.
Fonte: Beijing Wowjoint Machinery Co
Outros artigos interessantes:
27 Agosto, 2019
Prezados,
Gostaria de saber se esta máquina já está disponível para locação no Brasil?