OpenETCS Pretende Uniformizar e Otimizar Sistemas de Controlo Ferroviário na Europa

A implementação do Sistema Europeu de Controlo Ferroviário (ETCS), atualmente em curso, tem como objetivo a uniformização e aumento da consistência dos sistemas de controlo e sinalização das redes ferroviárias dos países europeus. O programa, que conta mais de quatro dezenas de parceiros europeus promete o aumento da segurança e eficiência, bem como a redução significativa dos custos de operação.

Neste âmbito, está a ser desenvolvido o OpenETCS, uma plataforma de código aberto, gratuita e independente que permitirá a modelação, validação e teste da implementação dos sistemas ETCS.
Esta framework utilizará standards abertos tanto a nível de software como de hardware e gerará, de forma automática o código que será integrado em cada uma das unidades avançadas de controlo das composições ferroviárias.

O OpenETCS oferece um método formal e neutro para resolução dos problemas de interoperabilidade e a sua vertente aberta permite um processo contínuo de colaboração de fabricantes, laboratórios de ensaios, gestores de infraestrutura e restantes componentes da cadeia de operação manutenção das redes ferroviárias.

Devido à sua vertente crítica, o software é analisado exaustivamente, verificado matematicamente e certificado, em todas as fases de desenvolvimento, utilizando ferramentas informáticas de auditoria.

O programa prevê que, até 2017, uma parte significativa das composições rodoviárias em circulação na Europa esteja equipada com o sistema.




Outros artigos interessantes:




3 Comentários a OpenETCS Pretende Uniformizar e Otimizar Sistemas de Controlo Ferroviário na Europa

  1. Imagem do Dia: Sistema Ferroviário de Moscovo Visto do Ar | EngenhariaCivil.com

    […] viagem aérea panorâmica sobre o sistema ferroviário da cidade de Moscovo. As imagens obtidas por um fotógrafo russo, por intermédio de um drone […]

  2. 1200 Operários Japoneses Alteram Traçado de Metro em Tóquio em Menos de 5 Horas | EngenhariaCivil.com

    […] de Shibuya revelou recentemente imagens da operação, realizada no ano passado, de alteração do traçado ferroviário entre as estações de Shibuya e Daikanyama. A obra, que durou apenas algumas horas, mobilizou […]

  3. Sistema inteligente de posicionamento pretende aumentar a eficiência global das redes ferroviárias europeias | EngenhariaCivil.com

    […] inovador sistema de simulação, posicionamento e navegação desenvolvido no âmbito do programa ETCS (“European Train Control System“) integrado no Sétimo Programa-Quadro da União […]

Comentar

* Obrigatório