Engenheiros Chineses criam papel de parede inteligente que consegue detetar incêndios em edifícios
Investigadores do Instituto de Materiais Cerâmicos de Xangai e da Academia Chinesa de Ciências desenvolveram um papel de parede inteligente, que além de ser ignífugo, consegue detetar a propagação de fogos em edifícios.
Ao contrário do papel de parede tradicional, geralmente muito inflamável, o novo papel de parede inteligente permite aumentar a segurança ao fogo em edifícios tanto de forma passiva, por não contribuir para a propagação do incêndio, mas também de forma ativa, por permitir o alerta dos ocupantes.
O sistema, que é constituído por um conjunto de sensores integrados no papel de parede, possibilita assim um aumento substancial na segurança ao fogo de edifícios.
O novo material é fabricado com papel inorgânico resistente ao fogo, com integração de uma malha de sensores térmicos à base de nanofios de hidroxiapatite e óxido de grafeno.
À temperatura ambiente, o óxido de grafeno termo-sensível permanece num estado de isolamento elétrico. No entanto, na presença de temperaturas elevadas, este material torna-se condutor de eletricidade.
Durante um incêndio as temperaturas sobem rapidamente, removendo o oxigénio do material, o que leva à passagem do óxido de grafeno para um estado eletricamente condutor. Isto leva ao accionamento de dispositivos de alerta sonoro e luminoso, que irão avisar os ocupantes do edifício do perigo iminente.
A modificação da superfície leva também à ativação das suas propriedades ignífugas, resultando num material capaz de retardar as chamas por cerca de 5 minutos.
Outros artigos interessantes: