Prémio Carbúnculo 2016: Revelada lista dos piores edifícios do Reino Unido
Já são conhecidos os seis projetos finalistas do Prémio Carbúnculo 2016, promovido anualmente pela Building Design (BD), que distingue anualmente os piores e mais feios edifícios do Reino Unido.
Os finalistas foram caracterizados, pela BD, como sendo os perfeitos exemplos de “incongruência contextual, revestimento míope, acabamentos lamentáveis, mediocridade entorpecedora, volumetria desajeitada, forma incoerente e mau planeamento”.
A lista de finalistas é encabeçada pela Torre de Saffron Square, um edifício residencial de 43 pisos e fachadas multicoloridas em Croydon, seguida do Edifício Diamante que alberga o Departamento de Engenharia da Universidade de Sheffield.
Fazem também parte da lista o One Smithfield, edifício sede do Município de Stoke-on-Trent, a extensão da Igreja Metodista de Poole, o “horrendo” 5 Broadgate, peça arquitetónica central do polémico empreendimento Broadgate em Londres e o conjunto residencial Lincoln Plaza, também localizado no centro urbano da cidade de Londres.
Uma das novidades deste ano é a diminuição do número de edifícios residenciais, apenas dois, na lista de finalistas, uma redução considerável relativamente à última edição dos Prémios. Os restantes edifícios têm uso comercial e académico.
O conjunto de finalistas ao Prémio Carbúnculo 2016 foi escolhido por um painel de destacados arquitetos, engenheiros civis e profissionais do ramo imobiliário.
O distinguido com o Prémio Carbúnculo de 2015 foi o “20 Fenchurch Street“, também conhecido por edifício “Walkie-Talkie”, sendo o grande vencedor do Prémio Carbúnculo 2016 revelado na quarta-feira da próxima semana.
Fonte: Building Design/Prémio Carbúnculo 2016
Outros artigos interessantes:
11 Setembro, 2017
[…] recentemente conhecido o grande vencedor do Prémio Carbúnculo 2017, que distingue anualmente os piores e mais feios edifícios construídos no Reino Unido. Este […]