Ponte Schaufelschlucht na Áustria
Localizada na região alpina de Dornbirn, na Áustria, a Ponte Schaufelschlucht é um bom exemplo de como o betão armado pode ser utilizado de forma simples e harmoniosa na execução de estruturas, sem a absoluta necessidade da esbelteza da construção em aço. Projetada pelo gabinete Marte Marte esta obra-de-arte de apenas 16.5 metros de comprimento, transpõe uma ravina na estrada nacional para o distrito de Ebnit, partindo de um trecho em secção corrente e terminando num pequeno túnel.
O betão nu desenvolve-se em linhas curvas discretas que acompanham a orografia local, como se de um monólito de rocha tombado se tratasse.
Com uma largura variável entre 5 e 6.5 metros, a estrutura assenta diretamente no maciço rochoso, disponibilizando uma largura de circulação de 4.2 metros.
Esta é apenas uma de um conjunto de três obras-de-arte da autoria dos projetistas do Marte Marte e a segunda a ser construída naquela região montanhosa da Áustria.
O projeto e construção da Ponte Schaufelschlucht tiveram um custo de 450 mil euros.
Outros artigos interessantes:
18 Maio, 2015
[…] ideia para a Vortex nasceu do fenómeno de instabilidade dinâmica que provocou o colapso da famosa Ponte Tacoma Narrows, nos EUA, nos anos […]