Portugueses repensam prioridades nas obras em casa

Portugueses repensam prioridades nas obras em casa

As decisões dos portugueses em relação às obras e intervenções consideradas prioritárias em casa têm-se alterado nos últimos meses. Esta é a conclusão da Habitissimo, que analisou mais de 100 mil pedidos de orçamento para obras em casa.

Face ao top-10 de serviços mais solicitados em 2019, o ano passado destacou o desempenho de áreas novas, como a Construção de Área de Lazer/Desportiva, a Construção de Garagem, o Controlo de Pragas, a Segurança Contra Incêndio e a Serralharia, categorias que cresceram, em média, mais de 400%.

Na segunda metade dos dez serviços mais procurados em 2020 constam serviços como a Construção de Piscina, a instalação de sistemas de Domótica e Automatismos, as intervenções em Telhados, os trabalhos com Topógrafos e com Engenheiros, num crescimento médio verificado de 230%. Das 47 categorias de serviços analisados, a Limpeza foi a 11ª mais solicitada em 2020, com um incremento de 188,3% face a 2019.

Ainda do lado da procura, mas em termos regionais, Portalegre (+143,17%), Bragança (+105,92%), Castelo Branco (97,16%), Viana do Castelo (96,77%) e Santarém (93,02%) foram os cinco distritos que mais procuraram soluções especializadas em construção.

Já do lado dos profissionais, o investimento na solução digital para compra de contactos cresceu 38,08% no ano passado, um indicativo da procura de fontes alternativas de trabalho e da digitalização dos serviços como forma de atenuar o abrandamento da atividade.

Fonte: Habitissimo




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório