Projecto de Obras Marítimas
A FUNDEC – Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitectura, vai realizar a terceira edição do curso Projectos de Obras Marítimas, que decorrerá de 26 de Setembro a 12 de Dezembro de 2011, no Pavilhão de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico.
O curso destina-se a todos os que estão envolvidos no projecto, construção e gestão de Obras Marítimas e Portuárias.O curso é leccionado a um nível intermédio, podendo ser seguido por todos os que têm uma formação em Engenharia, preferencialmente com alguma formação de base em Hidráulica Marítima.
O curso permitirá desenvolver capacidades de projectar obras marítimas e portuárias tendo em conta os condicionamentos e condições locais, e compreender os métodos próprios de concepção deste tipo de obras.
A ênfase do curso é essencialmente prática, dando-se oportunidade aos alunos de desenvolverem trabalho de projecto durante o curso.Os projectos poderão ser da iniciativa dos alunos se assim o desejarem , ou propostos pelo docente.
Os alunos que assim o queiram poderão prestar provas de avaliação de conhecimentos no final do curso, fornecendo a FUNDEC o respectivo certificado de aproveitamento.
O curso é Acreditado pela Ordem dos Engenheiros.
Programa
- Introdução. Projecto de Obras Marítimas. Fases do Projecto. Organização do projecto. Peças escritas e peças desenhadas. Planeamento. Elementos necessários ao projecto.
- Principais tipos de obras marítimas e portuária. Modos de ruína e condicionamentos. Processos físicos e estabilidade hidráulica.
- Estudos de Base.Condições locais.Noções de meteorologia. Geração da onda. Ondas regulares e irregulares. Espectro. Parâmetros estatísticos.Valores extremos.
- Propagação da agitação. Avaliação em fase de projecto. Uso de modelos físicos e Matemáticos.
- Obras de Protecção Costeira. Esporões, quebramares destacados, alimentação e enchimento artificial de praias.
- Obras de retenção marginal e rampas de acesso à água.Condicionamentos e dimensionamento.
- Obras de Abrigo. Principais tipos.O quebramar de taludes. Concepção e dimensionamento estrutural. Temporal de projecto. Posição da obra face à rebentação.
- Obras de abrigo.Dimensionamento ao galgamento. Uso de blocos artificiais e de enrocamento. Tetrapodo, cubo antifer e acropode. Propriedades. Curvas de resistência estrutural.
- Obras Acostáveis. Obras de gravidade e estacadas. Muros cais em blocos. Dimensionamento e cálculo de estabilidade.
- Obras acostáveis.Muros cais em caixotões. Dimensionamento estrutural. Estabilidade à flutuação.
- Acessórios de Cais. Defensas, escadas e cabeços de amarração. Pré-dimensionamento de um sistema de defensas
- Dragagens.Tipos de dragas. Preparação de uma operação de dragagem. Condicionamentos ambientais.
Coordenação
Prof.António Trigo Teixeira
IST – Lisboa
Data e Local
26 de Setembro a 12 de Dezembro de 2011
Pavilhão de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico, sito na Av. Rovisco Pais, 1049-001 Lisboa.
Informações
Instituto Superior Técnico – DECivil
Av. Rovisco Pais, 1049-001 Lisboa
E-mail: fundec@civil.ist.utl.pt
Internet: http://www.civil.ist.utl.pt/fundec
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel. 21 8418042 / Fax: 21 8418193
Outros artigos interessantes: