Projecto Sísmico de Pontes de Betão Armado
As consequências catastróficas resultantes da ocorrência de sismos intensos têm contribuído de forma decisiva para a crescente importância que a Engenharia Sísmica vem adquirindo no dimensionamento de pontes de betão armado. Com efeito, para além dos progressos assinaláveis, obtidos em apenas algumas dezenas de anos nos domínios técnico e científico, é manifesta a percepção, por parte dos mais variados sectores da comunidade, de que o correcto dimensionamento sísmico de pilares e vigas betão armado não pode e não deve ser ignorado.
É hoje geralmente aceite que o dispêndio de recursos em acções que permitam minorar as consequências resultantes da ocorrência de sismos intensos é compensador, por duas ordens de razões:
– Os custos associados a esse tipo de acções geram um aumento de custos globais para a comunidade que pode ser considerado insignificante;
– Os resultados obtidos com custos adicionais insignificantes permitem contribuir de forma efectiva para a minoração das consequências.
Texto baseado no original de Carlos Jorge Amorim Miragaia Trancoso Vaz
Outros artigos interessantes:
5 Abril, 2011
[…] conferências, tem este ano como principais temas, entre outros, o Ordenamento de Território e o Projecto de Pontes em zonas ambientalmente […]