Projeto da Estação Ferroviária de Flinders Street
O projeto da estação ferroviária de Flinders Street da autoria da Herzog & de Meuron, Hassell Studio e Purcell é a proposta vencedora do concurso internacional promovido pelo Governo Australiano para a remodelação da antiga estação central de Melbourne, que data de 1854. Inclui além da reabilitação do edifício original, a expansão das plataformas ferroviárias e a construção de uma galeria de arte, anfiteatro e mercado.
A zona ferroviária proposta, aberta lateralmente, será coberta com uma sucessão de estruturas abobadadas filigranadas, que fazem a transição entre a antiga estação e as margens do Rio Yarra e permitem o sombreamento e a ventilação do espaço.
O concurso, que oferecia cerca de 1 milhão de dólares em prémios incluiu propostas de outros projetistas famosos, como Zaha Hadid e o atelier Grimshaw.
Fontes: Herzog & de Meuron; Hassel
Outros artigos interessantes:
5 Setembro, 2013
[…] estação central de Shenzhen Norte localiza-se em Guangdong e é uma das maiores estruturas ferroviárias da China, com 11 plataformas e 20 linhas. É também uma das estações terminais do mais longo […]
13 Maio, 2014
[…] se articulam sistemas de metro subterrâneo, metro ligeiro de superfície, comboios e autocarros. A estação ferroviária de superfície é a peça central do conjunto, com oito plataformas e uma elegante cobertura […]