Investigadores austríacos projetam gigantescas plataformas solares com 100 metros de envergadura
Uma equipa de investigadores do Instituto de Sistemas Energéticos e Termodinâmica da Universidade Técnica de Viena (TU Wien) está a desenvolver um inovador sistema de plataformas flutuantes que permite a instalação de parques fotovoltaicos de grande dimensão em alto-mar.
As gigantescas estruturas marinhas, que podem chegar a atingir quase uma centena de metros de comprimento, permitem o aproveitamento do abundante espaço livre disponível em grandes massas de água, tendo sido concebidas para resistir à agitação constante das ondas e mesmo a tempestades em alto-mar.
Este novo recurso para produção de eletricidade amiga do ambiente, denominado “Heliofloat” foi projetado com recurso a materiais leves e flexíveis, suficientemente robustos para aguentar o impacto constante da ondulação.
Os sistemas Heliofloat são constituídos por plataformas de base suportadas por vários tanques de ar abertos, em posição invertida, que garantem a flutuabilidade da estrutura e a manutenção dos painéis solares bem acima da linha de água.
De acordo com os engenheiros da TU Wien, o sistema pode ser utilizado tanto para a instalação de painéis fotovoltaicos ou espelhos parabólicos como para outras aplicações, como instalações de aquacultura e centrais flutuantes de dessalinização e de extração e processamento de biomassa.
As plataformas Heliofloat são parcialmente transparentes, o que permite que a luz solar possa chegar à superfície da água, minimizando os impactos negativos nos ecossistemas aquáticos.
Fonte: TU Wien
Outros artigos interessantes: