Projeto de Reabilitação e Expansão do Edifício do Museu Mauritshuis pela Arup
A consultora de engenharia e construção Arup anunciou a conclusão das obras de reabilitação e expansão do Palácio Museu Mauritshuis, na Holanda e a sua reabertura no próximo dia 27 de Junho, pelo Rei Willem-Alexander. A intervenção da Arup, efetuada de forma o mais discreta possível, possibilitou a manutenção da natureza monumental do edifício e o foco na importante coleção de arte do Museu.
O Mauritshuis é um palácio urbano do século dezassete, projetado pelos arquitetos holandeses Jacob van Campen e Pieter Post, situado no centro histórico de Haia.
Os dois pisos do edifício contêm uma das mais importantes coleções mundiais de pintura flamenga, incluindo a famosa “Rapariga com Brincos de Pérola” de Johannes Vermeer.
O projeto de renovação e expansão efetuado pela Arup permitiu a criação de um novo espaço de exposição, um auditório e uma sala com fins educativos, num total de 6400 metros quadrados de área.
Segundo Bart Kramer-Segers, Project Manager da Arup, de forma a tornar a intervenção invisível, foram mapeadas e estudadas em pormenor diversas possibilidades.
Foram também tidos em conta pequenos detalhes, como a localização discreta dos sensores de temperatura e humidade.
O edifício da Sociedade “de Witte” (agora batizado Ala Royal Dutch Shell, devido ao patrocínio da empresa petrolífera Shell) localizado em frente ao Mauritshuis e conetado a este através de um foyer subterrâneo, foi reconstruído e transformado num espaço de exposições, duplicando a área de exposição anteriormente existente.
O “face lift” do edifício Mauritshuis, que se manteve fiel ao seu caráter histórico, incluiu a substituição das janelas, do sistema de ventilação e controlo ambiental, a iluminação e uma completa redecoração interior que procurou manter a característica atmosfera intimista.
Fonte: Arup via Marina Miceli – Europe Press Office ; Mauritshuis
Outros artigos interessantes:
18 Agosto, 2014
[…] Universidade do Porto (UP), Ordem dos Engenheiros (OE) e Ordem dos Arquitetos (OA), retratará o projeto de reabilitação do Palácio do Freixo conduzido pelos arquitetos Fernando Távora e José Bernardo Távora entre […]
13 Abril, 2015
[…] em altura, de forma semelhante a um pagode chinês. A casa está atualmente a ser alvo de obras de reabilitação que permitirão o seu reforço estrutural e renovação dos revestimentos […]