Um Reservatório de Água Transformado em Casa
A ideia e conceção partiram do Arquiteto Tom Dixon, que decidiu converter um reservatório de água elevado, em betão armado, abandonado, numa casa de habitação. A casa-reservatório tem cerca de 20 m de altura, 7 m de diâmetro e 300 m2 de área.
Localiza-se na zona de excelência de North Kensington, em Londres e, desenvolve-se ao longo de 3 andares, pelos quais se distribuem uma sala de estar, dois quartos, casa de banho e sala de jantar panorâmica no terceiro andar.
O reservatório de betão armado, apesar de datar da segunda guerra mundial, estava em excelentes condições estruturais. No entanto ao longo da obra tiveram de ser feitos alguns reforços estruturais localizados, em consequência do aumento considerável do peso próprio.
A renovação não constituiu tarefa fácil. Foram inicialmente abertos orifícios nas espessas paredes do reservatório para as portas e janelas e, devido ao aspeto envelhecido da superfície do betão, todo o exterior e interior da casa tiveram de ser revestidos com painéis pré-fabricados de madeira. A escolha da madeira para revestimento das paredes permite um excelente comportamento térmico global
Para acesso aos andares superiores foram construídas escadas em espiral e o acesso exterior à casa-reservatório é feito através de escadas metálicas de incêndio. No entanto está prevista a construção de um elevador exterior.
Está também planeada a expansão da casa, sendo adicionados mais dois andares. O terraço, atualmente com vista desafogada sobre a zona de Notting Hill, será a base de construção dos novos andares.
Quando concluída a expansão, a casa terá quase 500 m2 de área e um custo final de 1 milhão de euros.
Outros artigos interessantes:
9 Maio, 2013
Criatividade sem limites
Parabéns