Resistência ao Fogo de Estruturas Metálicas
O efeito do fogo numa estrutura de aço elevará a temperatura dos elementos que a constituem, podendo alterar a sua rigidez e resistência, bem como alterar os deslocamentos e as cargas que as estruturas metálicas suportam. Estas alterações poderão provocar a ruína ou colapso, sendo essencial determinar a evolução do campo térmico no regime transiente e ao mesmo tempo determinar o tempo de resistência à solicitação do fogo.
Para garantir os objectivos da segurança contra incêndio em estruturas metálicas devem-se considerar, por ordem decrescente de importância, a protecção das vidas humanas em caso de sinistro, a protecção dos bens existentes no edifício e das actividades a desenrolar no mesmo, a protecção da estrutura contra danos de incêndios que possam deflagrar nela ou em estruturas vizinhas.
Texto baseado no original de Paulo Alexandre Gonçalves Pilot
Outros artigos interessantes:
20 Setembro, 2013
[…] construção da intrincada estrutura metálica do Centro Cultural de Harbin, na China, aproxima-se do final. Da autoria do atelier chinês MAD, o […]
23 Setembro, 2013
[…] curso Vigas e Lajes Mistas Aço-Betão: Regras Gerais e de Verificação da Resistência ao Fogo realiza-se, de 14 a 15 de Outubro, no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos […]
27 Fevereiro, 2019
Por gentileza preciso de.uma grande e urgente informação simples sem.muita tecnica somente para constar em.um.orcamento….qual resistencia de uma viga i -A36 de 3 metros e 20 cm (10 cm para cada lado chumbada.na parede) teria sobre um incêndio ou seja qual a resistência em graus °?
E suporta que peso ?