SLIPS: O revestimento superficial ultra-eficiente para estruturas de aço desenvolvido em Harvard
Investigadores da Escola John A. Paulson de Engenharia e Ciências Aplicadas (SEAS) da Universidade de Harvard desenvolveram um revolucionário processo de revestimento de elementos de aço que promete incrementar exponencialmente a durabilidade de estruturas metálicas. Para tal os engenheiros de Harvard fizeram uso de óxido de tungsténio nano poroso, uma substância com propriedades anti incrustantes, anticorrosivas e capaz de repelir vários tipos de líquidos, sendo apropriada mesmo para estruturas construídas em ambientes de elevada agressividade.
Ao contrário dos revestimentos tradicionais anti incrustantes que são conseguidos à custa de algum enfraquecimento mecânico, o novo revestimento é aplicado através de técnicas eletroquímicas que permitem a deposição de sucessivas películas de óxido de tungsténio sobre a superfície dando origem à formação de pequenas “ilhas” independentes de material.
Este tipo de morfologia é uma componente determinante do processo de revestimento, uma vez que possibilita que quando uma dessas “ilhas” é destruída por algum tipo de ação mecânica ou química, os danos não se propaguem a outras zonas da superfície.
Este tipo de revestimento, batizado de “SLIPS” permite assim que a superfície das estruturas de aço mantenha as suas propriedades hidrorrepelentes mesmo em aplicações de elevada abrasão, um feito considerado impossível, até agora.
A bateria de ensaios realizados com o SLIPS demonstrou que mesmo depois da superfície dos elementos metálicos ser sujeita a intensas ações mecânicas, com instrumentos perfurantes de aço inoxidável e esferas de aço, a sua estanquidade a diferentes tipos de líquidos, incluindo água, óleo e fluidos biológicos, mantinha-se virtualmente inalterada.
Fonte: Universidade de Harvard
Outros artigos interessantes: