Inovador sistema de avaliação de risco permite otimizar obras municipais de infraestrutura
Investigadores do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Concordia em Montreal, no Quebec, estão a desenvolver um inovador sistema de avaliação de risco em obras públicas de infraestrutura que permitirá às entidades municipais tomarem decisões suportadas relativamente à necessidade de intervenções em estradas, redes de água, esgotos e outros serviços.
O sistema combina uma série de variáveis relacionadas com as diferentes redes municipais, permitindo prever, através de algoritmos computacionais avançados, os fatores de risco e possíveis consequências de atrasos na intervenção.
O software desenvolvido pela universidade canadiana tem em conta fatores como a evolução dos orçamentos ao longo do tempo, os riscos para a saúde pública, as preocupações ambientais e a potencial complexidade das obras necessárias, entre muitos outros.
Em vez de visar cada um destes fatores de forma independente, o sistema estabelece uma relação causa-efeito entre cada um deles, encarando-os não como entidades isoladas, mas antes como partes integrantes de uma estratégia global.
É este funcionamento de natureza holística que permite ao sistema a utilização do orçamento municipal de forma otimizada, simplificando e racionalizando os trabalhos de reparação e reabilitação.
Testes recentes com dados provenientes da cidade de Guelph, permitiram demonstrar a eficiência e utilidade do sistema no processo de planeamento de corredores rodoviários urbanos. Neste caso, verificou-se o enorme impacto, nos índices de risco, dos fatores de acessibilidade, geometria da plataforma viária e localização relativa de tubagens.
Outros artigos interessantes: