Equipa Australiana Vence Solar Decathlon China com a Casa Illawarra Flame
A equipa UOW Austrália é a grande vencedora da competição internacional de habitação sustentável Solar Decathlon China 2013. Constituída por elementos da Universidade de Wollongong e do Instituto TAFE Illawarra, a equipa apresentou a concurso o projeto Illawarra Flame, que consistiu na reabilitação de uma casa existente conferindo-lhe características melhoradas no que diz respeito ao aproveitamento de energia solar, eficiência no consumo de água e incorporação de sistemas de ventilação avançados.
O principal objetivo foi apostar em tecnologias de reabilitação sustentável e abolir as barreiras financeiras e sociais inerentes a este tipo de soluções. Em vez de construir uma casa de raiz, como tem acontecido em todos os projetos apresentados, sem exceção, ao longo das diversas edições do Solar Decathlon, a UOW decidiu aproveitar a estrutura de uma antiga casa pré-fabricada. O resultado foi uma habitação moderna, de elevada eficiência energética.
Uma grande parte dos materiais usados são provenientes de reaproveitamento ou reciclagem, incluindo a madeira maciça usada na modificação da estrutura, a terracota utilizada nas telhas de cobertura, o vidro proveniente de reciclagem e o betão, de fabrico ecológico.
Às paredes e cobertura da estrutura original foi adicionado isolamento acústico e térmico, bem como novas janelas de vidro duplo, com características melhoradas.
A organização interna da casa foi também modificada, de forma a melhorar a sua funcionalidade.
A casa é capaz de gerar 9.4 kW, graças à existência de painéis fotovoltaicos e inclui sistemas de tratamento de águas residuais e captura de água das chuvas.
A habitação está assente numa estrutura de aço, que permite facilitar o seu transporte.
Os projetos em competição no Solar Decathlon China 2013, que se realizou na cidade de Datong, localizada a 300 quilómetros de Pequim, foram avaliados com base em diversos critérios, em particular a engenharia, arquitetura, as potencialidades de comercialização, sistema de comunicações, aproveitamento solar, conforto térmico, sistema de água quente, eletrodomésticos existentes e balanço energético.
Fontes: Team UOW Australia
Outros artigos interessantes: