Super Sistema de Esgotos de 5.3 Mil Milhões de Euros Vai ser Construído em Londres
Um dos maiores projetos de infraestrutura urbana de drenagem e transporte de águas residuais, alguma vez empreendidos, está prestes a avançar, em pleno, no Reino Unido. O Túnel de Controlo de Cheias do Tamisa terá cerca de 25 quilómetros e um diâmetro intradorsal de 7.2 metros, servindo de buffer para os 55 milhões de toneladas de águas residuais que são despejadas, sem tratamento, para o Tamisa, todos os anos.
Com um sistema de esgotos centenário a operar diariamente muito próximo da sua capacidade máxima, a cidade de Londres não está preparada para tratar, de forma adequada, as águas residuais que produz. De fato, cerca de meia centena de vezes por ano há transbordamento de esgotos para o Tamisa, o que prejudica a fauna e flora fluviais e ribeirinhas e coloca em risco a saúde pública.
O Túnel de Controlo de Cheias do Tamisa, que terá uma capacidade de armazenagem intermédia de mais de 1.2 milhões de metros cúbicos, permitirá atenuar aquela situação conduzindo, com menor risco de transbordo, as águas de esgoto até às estações de tratamento localizadas na periferia da capital inglesa.
A estrutura atravessará o centro da cidade sob o leito do Rio Tamisa a profundidades que variam entre os 30 e os 70 metros.
Os preparativos para a construção já estão em curso, bem como a execução de infraestruturas acessórias, devendo a execução do túnel ter início em 2016, prolongando-se por sete a oito anos.
O vídeo seguinte acompanha o processo construtivo do túnel, incluindo a execução inicial dos poços, utilização de sistemas de contenção periférica, construção de ensecadeiras, escavação horizontal por intermédio de equipamento TBM, transporte de solos, paisagismo e estratégias de atenuação de ruído de obra, entre outros.
Outros artigos interessantes:
22 Maio, 2015
[…] organizam, de 1 a 3 de Julho, em Fortaleza, a terceira edição do Seminário Internacional de Saneamento Básico e Ambiental (III SISBA). O mote da edição de 2015, cujo período de submissão de artigos se […]
23 Maio, 2016
[…] em Sistemas e Inovação (ISI), sediado em Karlsruhe, na Alemanha, desenvolveu um inovador sistema urbano de reaproveitamento de esgotos e águas pluviais domésticas, modular e flexível, que tem em conta os ciclos de renovação dos […]
31 Janeiro, 2017
[…] internacional de aquecimento doméstico e industrial, abastecimento de água, engenharia e sistemas de esgotos, ventilação, ar-condicionado e equipamentos para piscinas, saunas e […]