Temporal da Ilha da Madeira Analisado na Ordem dos Engenheiros

Vai realizar-se, no dia 16 de Dezembro de 2011, no auditório da sede da Ordem dos Engenheiros em Lisboa, a conferência “O Temporal de 20 de Fevereiro de 2010 na Ilha da Madeira: Deslizamentos e Outros Danos Torrenciais – contribuições para o Controlo do Risco, Segurança e Protecção“. Esta acção irá reunir especialistas da área da hidráulica e geotecnia que apresentarão os princípios gerais de gestão de risco e de protecção de pessoas e bens em relação a estes fenómenos, relevando as opções preferenciais para assegurar a segurança à luz do equilíbrio entre aquele risco e as disponibilidades.

O temporal foi iniciado por forte precipitação durante a madrugada, o que levou a grandes enxurradas, inundações e deslizamentos de terras ao longo das encostas íngremes da ilha, inclusivamente com uma grande quantidade de material rochoso de grandes dimensões nas linhas de água onde os movimentos torrenciais foram particularmente gravosos.

Será descrita a forma como a cartografia aérea se constitui como método de caracterização de volumes deslocados, nos deslizamentos e nos respectivos depósitos de sedimentos, permitindo aferir os factores que os potenciaram e que os condicionam.

Destes estudos passar-se-á para a descrição dos princípios que devem orientar as intervenções de engenharia indispensáveis para a recuperação e protecção das linhas de água principais da ilha, alguns já realizados e outros emergentes. Ilustrar-se-ão algumas das obras de correcção torrencial previstas para a ribeira, discutindo alguns princípios do dimensionamento estrutural.

No final das intervenções pretende-se abrir o debate aos colegas presentes, projectistas e engenheiros em outras funções técnicas, sobre as necessidades imediatas e as possibilidades que se tem para, perante a conjuntura de crise, enfrentar o desafio da prevenção de futuros acidentes e minimização de perdas.

Programa

17h00 Lançamento do Livro “Vocabulário para Projecto Geotécnico” do Eng. José Matos e Silva
Apresentação pelo Eng. António Viana da Fonseca

17h30 Sessão de Abertura
Eng. António Viana da Fonseca, Coordenador da Especialização em Geotecnia
Eng. Francisco Taveira Pinto, Coordenador da Especialização em Hidráulica e Recursos Hídricos

17h40 O Evento de 10/2/10 e a Definição de Critérios de Risco e de Dimensionamento
Eng. Betâmio de Almeida, IST

18h00 Caracterização dos Deslizamentos e da Sua Contribuição para o Transporte de Sedimentos
Dr.ª Maria João Pereira, IST

18h20 Obras de Correcção Torrencial na Ribeira de Santa Luzia
Eng. Jorge Sousa Cruz, LCW Consult

18h40 Debate
Moderadores:
– Eng. António Viana da Fonseca
– Eng. Francisco Taveira Pinto

19h30 Encerramento

Informações

Ordem dos Engenheiros
Secretariado dos Colégios
T 213 132 662/63/64
E-mail: colegios@ordemdosengenheiros.pt

 




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório