Torre de Doha – O Novo Colosso do Catar
A Torre de Doha, também conhecida como Burj Doha, é um dos mais icónicos arranha-céus da capital do Catar caraterizado por um design cilíndrico fluído e delicado. O edifício é também um feito da Engenharia Civil mundial, devido à configuração estrutural utilizada ao longo dos seus 231 m de altura.
Considerado um dos cinco melhores arranha-céus de 2012, pelo Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano (CTBUH) que distingue projetos de edifícios com características excecionais no que diz respeito à inovação técnica, sustentabilidade e design, a Torre de Doha esculpe harmoniosamente o perfil urbano.
Com 49 pisos (três dos quais abaixo do nível do solo) o edifício foi construído recorrendo a tecnologia estrutural que dispensa núcleo central, o que permitiu aumentar a área interior para uns espantosos 110 mil metros quadrados.
Em vez do tradicional núcleo central em betão, o Terrell Group, projetista estrutural, preconizou uma malha triangular do tipo Diagrid utilizando massivos pilares de betão armado.
A fachada foi executada com elementos metálicos, com inspiração nos padrões das mashrabiyas, as janelas das habitações tradicionais arábicas, permitindo o sombreamento eficaz do edifício, exposto ao clima quente dos desertos do Golfo.
Fonte: Terrell
Outros artigos interessantes:
12 Setembro, 2013
[…] o novo megaprojeto para a cidade de Seul, na Coreia do Sul. Com uma altura de 450 metros, este arranha-céus será equipado com uma tecnologia de fachadas que conferirá ao edifício uma aparência […]
17 Abril, 2014
[…] A sua estrutura com 110 metros de altura foi executada utilizando o sistema construtivo em aço, Diagrid, que recorre à disposição diagonal de elementos metálicos, permitindo uma economia substancial […]
12 Julho, 2016
[…] na exclusiva cidade de Lusail, no Catar. Com fachadas reticuladas em filigrana, inspiradas nas tradicionais mashrabiyas, foi desenvolvido em conjunto com a consultora internacional de engenharia Arup e o atelier Ten. O […]