Uma viagem a 360° pelas entranhas do Túnel Base de Gotthard, o mais longo e profundo do mundo
O canal de documentários DOK da cadeia suíça SRF (Schweizer Radio und Fernsehen) produziu um filme que explora, com recurso à tecnologia de visualização a 360º, o impressionante sistema de galerias subterrâneas do Túnel Base de Gotthard (GBT).
No vídeo a equipa de reportagem da SRF penetra, através da claustrofóbica entrada ferroviária Norte do túnel, no maciço rochoso de Gotthard.
São visitadas as passagens de emergência e elevadores para a superfície e explicado o sistema de evacuação do túnel bem como a forma como é feita a ventilação e drenagem da infraestrutura subterrânea.
Cada metro da dispendiosa obra de 57,09 quilómetros de extensão teve um custo de 181 mil euros.
É considerado por muitos o projeto de engenharia civil do século na Suíça, batendo recordes mundiais no que diz respeito ao comprimento e à profundidade das galerias que chega a ser de quase dois quilómetros e meio em alguns pontos.
A infraestrutura subterrânea é formada por duas galerias gémeas principais, de uso ferroviário, tendo o conjunto de túneis e passagens um comprimento total de 151,84 quilómetros.
A abertura oficial do Túnel Base de Gotthard acontecerá a 1 junho 2016.
Fonte: SRF DOK
Outros artigos interessantes:
1 Junho, 2016
[…] hoje inaugurado, em Erstfeld, na Suíça o mais longo e profundo túnel ferroviário do mundo. O Túnel Base de Gotthard (GBT) atravessa o coração subterrâneo dos Alpes numa extensão superior a 57 quilómetros […]